quarta-feira, 13 de abril de 2016

Sinitralidade rodoviária em Portugal Continental

"A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária apresentou os valores provisórios da sinistralidade rodoviária em Portugal Continental. Durante o ano de 2014, ocorreram, em média, uma vítima mortal e seis feridos graves por DIA... "

Opiniões todos temos e todos temos o direito a "opiniar", devíamos também ter o dever de ter pensamento crítico quando opinamos. Só que a maioria das vezes somos completamente ilógicos e irracionais, gerimos a informação muito mal, extremamos posições, fazemos generalizações abusivas, quando nenhuma posição é extrema, é sempre, sempre equilibrada, ou deveria ser. Temos o dever cívico de ter um pensamento crítico e transmitir isso aos nossos filhos.

UMA PESSOA MORREU POR DIA EM 2014 VÍTIMA DE ACIDENTES RODOVIÁRIOS E 6 FICARAM GRAVEMENTE FERIDAS!

Qualquer pessoa que conduz em algum momento colocou a sua vida em perigo e os demais ao ter um comportamento de risco, ao não cumprir com o código da estrada. Cada vez que conduzimos devíamos ter em consideração a assimetria de poder que possuímos, temos um poder destrutivo enorme, perante quem está mais vulnerável, no entanto as minhas amigas espantam-se e ficam até envergonhadas quando barafusto com um condutor por ele não parar numa passadeira, por ir em excesso de velocidade, etc. E aqui está a irracioanalidade, quem anda de carro, consciente que deveria estar do poder que tem, deveria respeitar os mais vulneráveis e ter essa responsabilidade muito presente, tal como o risco que corre ao fazê-lo, porque em 2014 uma pessoa morreu por dia em acidentes rodoviários, uma pessoa! Por isso não me lixem, quando me criticam pelo o meu filho de 6 anos andar de bicicleta na estrada. Será que o estou a colocar mais em risco do que se colocar no carro? Lá está, nada é preto ou branco, mau ou bom, a favor ou contra... É preciso é termos abertura, visão para vermos os dois pratos da balança antes de tomar posições extremas.

Para aqueles que me conhecem à mais tempo sabem que já fui uma pessoa de tomar posições extremas, hoje em dia trabalho para ser uma pessoa muito mais equilibrada e ponderada e acreditem só muito mais feliz agora, a vida é muito mais doce assim, uma vida em que me permito mudar de opinião, descobrir novas coisa, aceitar as minhas imperfeições e as dos outros. Em suma: vá lá, malta antes de apontarem o dedo, pensem um bocadinho...

Sem comentários:

Enviar um comentário